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Rodas – Características e Medidas Apollo Racing
Quando se fala em medidas de rodas é preciso entender 5 conceitos: diâmetro nominal, largura da tala, off set(ET), backspacing e furação.
1. Diâmetro Nominal:
É o que se chama de Aro, medida dada em polegadas. Nada mais é do que o diâmetro desta. Geralmente as rodas têm suas medidas impressas na parte interna; se ela estiver desmontada é só olhar ou medir manualmente, é fácil identificar um aro 13, 14 ou 15. A medida deve ser tirada de borda à borda da roda, passando exatamente pelo centro.
Para transformar centímetros em polegadas, use a fórmula: (X – 3,5) / 2,54.
. Exemplo 1: (39cm – 3,5) / 2,54 = 14
. Exemplo 2: (41,5cm – 3,5) / 2,54 = 15
2. Largura da Tala:
É a distância entre as bordas da roda, pelo lado interno. Também em polegadas, a distância original da roda do Carajás, por exemplo, é de 5,5 polegadas.
3. Off-Set (ET):
O off-set indica a distância do meio da tala até a superfície de apoio (flange). Ao substituir-se rodas, deve ser dada importância ao off-set, pois causa alterações do ponto de vista da dirigibilidade e do desgaste do pneu. Se ocorre variação muito grande da original, a resposta ao volante e a estabilidade da direção podem ficar comprometidas. Resumindo de forma bem simples: a roda não pode ficar muito para fora ou muito para dentro do pára-lama.
4. Backspacing:
É a medida entre a flange e a borda interna da roda. Tem as mesmas implicações que o off set.
5. Furação:
A furação é medida do diâmetro do círculo imaginário que passa pelo centro dos furos. A medida da furação é identificada com o número de porcas ou parafusos e o diâmetro da furação. O Carajás, por exemplo, utiliza rodas de 5 furos.
Por exemplo: Um padrão 4×100 indica 4 furos com 100 milímetros de diâmetro. Uma medida de 5×110 refere-se a uma roda de 5 furos com o diâmetro da furação de 110 milímetros. A furação das rodas do Mustang é 5×114,5. Esta mesma furação é usada na Ford Ranger, nos BMW, nos Mitsubishi, Ford Maverick, VW Kombi, GM Opala, Dodge, entre outros. Já a furação do Chevrolet Ômega é 5×110, assim como do novo VW Golf, Audi A3-A4-A6-A8, Mercedes, etc.
Portanto, o diâmetro dos furos das rodas de Ômega são menores. Por isso a necessidade de aumentar o diâmetro – 2,25mm no raio medido do centro de cada furo, o que pode ser feito por um torneiro (Atente para a qualidade deste serviço).
Dicas:
– É comum para um montador colocar a roda no cubo e apertar o primeiro parafuso e continuar apertando até o fim, enquanto o peso da roda e pneu é sustentado por apenas um parafuso. Para uma melhor centralização, aperte cada parafuso com a mão. Ajuste cada um em sequência diagonal, mais ou menos de 20% a 25% do seu aperto final. Continue ajustando cada um, pois esse ajustamento gradual na sequência, dá à roda a fixação correta.
– Verifique e reaperte todos os parafusos periodicamente. Se você fez uma troca, olhe antes dos primeiros 100 quilômetros. Ao rodar, os impactos da estrada e vibrações provocam uma acomodação ou recalque.
– Já um aperto excessivo tem como consequências a deformação da roda, alongamento e possível fratura do parafuso ou do furo, espanamento da rosca e trepidação ao frear, pois o disco empena devido à excessiva tensão do cubo.
– Por fim, um ajustamento irregular pode empenar a roda e até deformar o disco de freio.

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